quinta-feira, 17 de junho de 2010

Umbiguisses

Um assunto que interessa a todos que estão envolvidos com um bebêzinho em suas vidas é o tal do umbigo.
Naturalmente envolto em muita "sabedoria popular" (traduzindo: pensamentos de vós, bisavós e tataravós), o "tratamento" do umbigo é cheio de regras: umbigueiras, faixas, moedas colocadas sobre o umbigo, etc, etc.
Se você, que lê esse post, é um dos que pensa que essas coisas são interessantes, um conselho: desconstrua! Nada disso deve ser usado.
O único cuidado com o umbigo do bebê - desde o nascimento, é a limpeza - com álcool 70%.
Trocou a fralda, coloca um pequeno chumaço de algodão abaixo do umbigo, para evitar que o álcool escorra para áreas "sensíveis", e limpa o umbigo e a sua volta com um algodão embebido no álcool.
Provavelmente na maternidade ensinarão como fazê-lo, mas além disso é fácil encontrar no youtube vídeos do tipo "como limpar o umbigo do bebê".
Outra polêmica: em quanto tempo o umbigo cai?
A resposta: varia!
Cada organismo reage de um jeito. Alguns caem em poucos dias - até menos de uma semana. Outros podem chegar a 25 dias. Depende muito.
O caso de Amélie demorou bastante. Na dúvida, o maior cuidado que se deve ter é limpar com cuidado e observar se não há vermelhidão e/ou mau cheiro. No mais... ele acaba caindo sem dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário