terça-feira, 29 de junho de 2010

Remelas Juninas

Pouco antes do São João tivemos a primeira "preocupaçãozinha de pais".

É aquele negócio... toda criança, mais cedo ou mais tarde, vai dar alguma preocupação. Seja uma remela estranha que apareceu, um carocinho, ou, mais adiante, andando, os vários hematomas que acabam aparecendo - principalmente nos mais arteiros.

O caso de Amélie foi o seguinte: belo dia, ela acorda e o olhinho esquerdo mal abre. A miniatura de Popeye tava com uma remela amarela sobre o olho.

A princípio, alguns diagnósticos catastróficos: "Eu falei que não era pra ter ido ao mercado com ela!", "Aquele estacionamento tava muito poluído" (No sertão? Imagine se essa menina fosse paulistana!)

Enfim... o que de fato aconteceu: Amélie precisou fazer uma "recoleta" (ou re-coleta, enfim...) do teste do pezinho. O infeliz do laboratório esqueceu de marcar dois exames entre os vários que são feitos com o sangue dela...resultado: mais uma furada no pé!

Resultado 2: muitas - muitas mesmo! - lágrimas derramadas enquanto a lerdeza ia encostando o pé de Amélie na cartela de coleta.

Como a bichinha começou a produzir lágrimas há muito pouco tempo, o excesso ocasionou uma pequena inflamação do canal lacrimal - daí as remelas que fechavam o olhinho dela.

Até tentamos uma conversa com pediatra, mas aqui nenhum - nenhum mesmo! - estava disponível. Nenhum das uma que tem na cidade!

O jeito foi consultar meu grande amigo Google. Lá descobri que é mais do que comum esse tipo de coisa nos olhinhos dos bebês de 0 a 2 meses. A solução? Soro fisiológico e uma cuidadosa limpeza. O tratamento é simplesmente manter o olhinho limpo. Com isso não estou querendo dizer para ninguém procurar médico... no nosso caso foi a única opção, e deu certo! A cada acordada de Amélie o olho estava mais limpo até que uns 3 ou 4 dias depois, já estava 100%.

Ela mesma atesta, com o sinal de ok abaixo! (foto: tia Anabel)

2 comentários:

  1. Stress, desnecessário, mas estressante mesmo! Faltou colocar a foto com a "grade" de ramelinhas" huahuahuah

    Saudade da minha batatinha...

    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Felipe,
    Vcs que moram no meio do nada, uma sugestão é comprar o livro A vida do Bebê de Lamare, um classio!!!
    Tem tudo lá, sintomas, escala de crescimento, tabela de vacinação, receitas de papinha e até mesmo um gui de primeiros socorros.
    Eu ganhei um e todo dia abro e aprendo uma coisa nova. Quem é pai de primeira viagem nunca sabe o que fazer né? toda ajuda é bem vinda.
    bjoks

    ResponderExcluir