sábado, 1 de setembro de 2012

Emoções com Jelly Jamm

Ontem aconteceu algo bem bacana aqui em casa. Amélie brincando na sala, tevê habitualmente ligada no Discovery Kids. Acho a programação toda do canal bem bacana, com conteúdos apropriados pra uma menininha de 2 anos conferir enquanto brinca. E, um que gosto muito (gosto mesmo, vira e mexe me pego rindo) é o Jelly Jamm.

Segundo a descrição do site do canal, o desenho apresenta a seguinte definição: "Cada episódio de Jelly Jamm explora aspectos e emoções fundamentais da infância, como compaixão, confiança, conflito, raiva, felicidade, trabalho em equipe, expressividade, etc. As histórias se concentram em temas de interesse para crianças de todas as idades, como jogos, objetos mágicos, animais, amizades, aventuras, descoberta de novos mundos, construção de coisas, etc."

Pra quem nunca assistiu, a turminha é essa aqui:

Bom, a realidade é que o desenho é super bonitinho, apropriado para crianças e divertido para pais. Recomendo!

Mas, o que inspirou essa postagem não é a propaganda apenas. Como eu disse, ontem a tarde Amélie assistia Jelly Jamm. Percebi que ela estava toda concentrada. De repente, lá pro final do episódio, Karol me cutuca e aponta pra Amélie. De olhinhos vidrados na tevê ela respirava mais fundo, armou um biquinho e seus olhinhos começaram a marejar. Na tevê, Goomo (o personagem cor-de-rosa, de chapéu) e Rita (a menorzinha, sentada) acompanhavam o nascimento de um Dodo (o bichinho verde e preto). Enquanto o ovo quebrava  para a saída do bebê Dodo, Amélie assistia emocionada os carinhos de Rita com o bichinho. Só vi a lágrima escorrendo na bochecha dela. Foi super bonitinho, pois ela não caiu no berreiro, apenas se emocionou com a narrativa. Tanto que assim que a história deu a virada, ela ficou toda satisfeita, dançando e batendo as mãozinhas.

Foi a primeira vez que vi Amélie se envolver tanto com uma história. É interessante notar que mesmo com tão pouca idade nossas emoções estão numa formação tão intensa. É nessa hora que estamos definindo muito do que seremos no futuro. É disso que quero cuidar em Amélie. Para que ela saiba sempre valorizar suas emoções e perceber o quanto a vida pode ser encantadora e prazerosa. E, encantamento é o que não me falta a cada dia junto de minha filha.

P.S.: Para quem quiser sentir emoção semelhante a de Amélie, segue o episódio que a encantou. Está em inglês e o momento descrito começa por volta dos 8:40:


2 comentários:

  1. Respostas
    1. O desenho já é bonitinho, ela emocionada foi lindo. Quase vomitamos um arco-íris aqui em casa! hehehehe

      Excluir